Revista Paradoxos - Apresentação

Quem somos?

 

“Um dos paradoxos do nosso tempo reside no facto de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões”

(Bertrand Russel

 

A revista Paradoxos é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia  que tem como objetivo discutir temas relacionados à tecnologia, comunicação e educação a partir de uma ótica interdisciplinar. 

A presente revista possui um comprometimento, logo em sua composição editorial, com a interdisciplinaridade, bem como pela propagação de trabalhos inéditos e de referência na interface entre tecnologia, comunicação e educação. Nossa meta é ser um importante ator nesse movimento que, no limite, é o próprio movimento da ciência.

A publicação tem acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, favorecendo a disseminação do conhecimento científico e o acesso a informação por todas as pessoas, viabilizando uma efetiva Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia.

Da mesma forma, a submissão e envio dos trabalhos também são gratuitos; ou seja, não há quaisquer custos para os autores. 

Os trabalhos submetidos à Paradoxos passam por um sistema de avaliação cega (sem referência à autoria, blindreview) por membros do conselho científico e pareceristas ad hoc, de acordo com afinidades temáticas. Na sequência, encaminha-se ao autor um parecer, seja de aprovação, de modificação ou de recusa do texto. As mudanças estão sujeitas a nova apreciação e submissão do artigo.

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.

As informações publicadas nos textos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

* A Revista utiliza a licença CCBY, que estabelece: "Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados".