Revista Paradoxos - Normas para Publicação

DIRETRIZES PARA AUTORES:

A revista Paradoxos é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia destinada a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área. A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigo, ensaio ou resenha. Os textos enviados não poderão estar em processo de avaliação por outras publicações e nem podem ser submetidos a outras revistas enquanto estiverem sendo avaliados pela Paradoxos.

A revista aceita artigos em português, inglês e espanhol.

A apreciação sobre o trabalho será feita em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria, blindreview) por membros do conselho científico e pareceristasad hoc, de acordo com afinidades temáticas. Na sequência, encaminha-se ao autor um parecer, seja de aprovação, de modificação ou de recusa do texto. As mudanças estão sujeitas a nova apreciação e submissão do artigo.

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.

As informações publicadas nos textos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

Os nomes dos autores do texto não devem constar no texto, bem como qualquer identificação que comprometa a avaliação cega. O nome do autor e o seu mini-currículo (com extensão de 3 a 5 linhas), deverão constar em arquivo de texto em separado

Os artigos deverão ser enviados ao e-mail: paradoxos@faced.ufu.br.

Os artigos e ensaios deverão ter de 10 a 15 páginas (25.000 a 35.000 caracteres) e as resenhas de 3 a 7 páginas (7.000 a 16.000 caracteres). Os trabalhos deverão ser iniciados por um resumo em português, em inglês e em espanhol, digitado em corpo 12, espaçamento simples, contendo de 05 a 10 linhas. Em seguida, o autor deve apresentar de três a cinco palavras chaves em português, em inglês e em espanhol.

 

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas de formatação:

 - Os arquivos deverão ser enviados em formato.doc ou compatíveis, com a página configurada da seguinte forma: papel A4, com margens esquerda e inferior de 2,5 cm e direita e superior de 3 cm;

 - Fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;

 - Títulos em negrito, caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, corpo 14;

 - Intertítulos em negrito, caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, corpo 12;

 - As citações referenciais devem ser identificadas entre parênteses no texto, colocando o sobrenome do autor (com todas as letras em maiúsculo), o ano e a página, de acordo com o seguinte exemplo: (SOBRENOME, ano, p. xx).

 - Citações com menos de quatro linhas deverão ser incorporadas ao corpo do texto. Citações com mais de quatro linhas deverão vir em parágrafo separado, com recuo de 4 cm, corpo 10 e espaço simples.

 - Caso o trabalho contenha imagens, quadros ou tabelas, é necessário incluí-los ao longo do texto, devidamente numerados. Todas as fotos e desenhos devem vir acompanhados dos nomes de seus autores.

 - Imagens deverão estar em formato JPEG com resolução máxima de 300 dpi;

 - No caso de artigos apresentados em congressos anteriormente, deve-se fornecer as informações do evento na primeira nota de rodapé do artigo;

 - As notas de rodapé devem ser utilizadas exclusivamente para comentários pertinentes ao texto e não como espaço para referências bibliográficas.

 - As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética, no final do artigo, de acordo com as normas ABNT (6023 e 10520), seguindo os exemplos a seguir:

- Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Cidade: Editora, ano.

- Teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da Tese. Tese (Doutorado) ou Dissertação (mestrado) – Nome da Universidade, cidade, ano.

- Artigos:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Nome da Revista, cidade, v. x, n. x, mês, ano.

- Trabalhos apresentados em eventos:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. In: Nome do Seminário, ano, cidade. Anais eletrônicos... Cidade: Editora, ano. Disponível em: . Acesso em: .

 

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores. A revista permite que o(s) autor(es) mantenha(m) o copyright sem restrições e que conserve(m) os direitos de publicação sem restrições.