Raquel Timponi Pereira Rodrigues

Colaborador
Disponibilidade para Orientação:
Sim

Raquel Timponi é Professora Adjunta do Centro de Estudos e Pessoal (CEP/FDC), RJ, nas especializações lato sensu do Curso de Auxiliar de Comunicação Social (CACS) e Curso de Comunicação Social (CCS), lotada na seção de Ensino de Comunicação Social. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação/ Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE-UFU), linha Tecnologias e Interfaces da Comunicação. De 2017 a 2021, foi professora Adjunta do Curso de Jornalismo - Núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia - da Faculdade de Educação (Faced), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e coordenadora da Agência de Notícias do curso de Jornalismo - FACED- UFU, com projeto de inovação com financiamento do Laboratório pelo Programa Prossiga - UFU. Doutora em Comunicação Social, na linha de pesquisa Mídias e Mediações Socioculturais, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco/UFRJ) (2015). Mestre em Tecnologias da Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj) (2009). Graduada em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2006). Em sua trajetória profissional, no mercado de trabalho atuou como jornalista do Centro de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (Cecomsaer) (mar. - out. 2017), tendo realizado a produção de notícias para o site (www.fab.mil.br) e para as revistas externa (Aerovisão) e interna (Notaer) do Ministério da Aeronáutica (DF); exerceu o cargo de assessora de imprensa da Editora de Livros Guarda-chuva, RJ, e do Portal de sebos Estante Virtual (2007-2009). Como pesquisadora, atuou na área de inovação pelo Laboratório de Mídias Digitais (LMD) do PPGCom/Uerj, com bolsa Qualitec de Inovação da Uerj (InovUerj) (2014 a jul. 2016) e foi pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional (2010-2011), com projeto financiado pelo Minc. No campo da docência, foi professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) (2012-2016) e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campi Cabo Frio eTijuca (2014), tendo atuado como coordenadora da Agência de Jornalismo da UVA (Cabo Frio), setor responsável pela produção de notícias (2014). Também atuou como professora contratada/ substituta do Departamento de Relações Públicas (Uerj)(2009). Entre as disciplinas que leciona atualmente, destacam-se: Jornalismo Digital, Redação Multimídia, Mídias Digitais, além de possuir experiência em disciplinas teóricas e teórico-práticas de Projetos Interdisciplinares e Experimentais em Impresso, Jornal-Laboratório e Edição em Jornalismo. Como experiência acadêmica, possui artigos publicados em revistas, anais e participação em diversos congressos, simpósios e seminários da área. Tendo iniciado no campo da pesquisa em 2007, participa há doze anos do grupo "Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Lúdico e Cognição" (CiberCog)/ CNPq, cujo trabalho resultou na publicação como uma das organizadoras do livro Tecnologias da Comunicação e Cognição (Sulina, 2012). É revisora/ tradutora da revista Eco-Pós, de qualis B1, parecerista da Revista Animus e Comunicação & Sociedade e Revista Alaic. Durante o doutorado, idealizou e desenvolveu o Projeto de Extensão Educomunicativo Oficina de Produção de Livroclipes (2013-2014), em parceria com escolas das redes pública e particular, aplicado em estudantes do ensino fundamental II, com financiamento do UBM. A continuidade desse projeto levou à co-participação na redação de um Projeto de Extensão do LMD/UERJ, financiado pela Faperj, em pesquisa voltada para metodologias de educação formal com as mídias digitais. Tem especial interesse nos temas: letramento midiático, narrativas em mídias digitais, redação e produção textual em diferentes plataformas, jornalismo e linguagens multimidiáticas, teorias da imagem e do som, novos modelos de negócio e inovação para o jornalismo.