Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação

PPGCE
por Portal PPGCE FACED
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 05/12/2017 - 10:51
Logo PPGCE

O Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação tem como proposta trabalhar de maneira interdisciplinar as áreas de Comunicação e Educação, tendo as Tecnologias como interface, no sentido de estabelecer trocas entre as diferentes áreas do conhecimento que se entrecruzam na dimensão do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Em um mundo cuja tônica é a flexibilidade e a reestruturação produtiva, procuramos ultrapassar a dimensão fetichista destes conceitos e oferecer um curso que tenha como dimensão uma formação profissional com viés democrático, emancipatório, analítico e prospectivo.

A intenção é viabilizar o rompimento de fronteiras, com o intuito de gerar conhecimentos interdisciplinares, tendo a tecnologia como eixo central. Nossa preocupação é demonstrar a interdisciplinaridade como algo possível, crescente e irreversível, e que necessita, portanto, de profissionais específicos para lidar com esta nova realidade e a emergência dessa área de saber, que foge das particularidades das áreas clássicas.

video institucional
Histórico: 
Autorizado para funcionamento no final de 2012, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação recebeu sua primeira turma de Mestrado Profissional em 2013. A proposta nasce na Faculdade de Educação da UFU, que também abriga os cursos de graduação em Pedagogia, graduação em Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Educação, com os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Elaborada por professores das áreas de Comunicação e Educação, é resultado da experiência da unidade acadêmica com as diferentes áreas de conhecimento, que a compõem de maneira interdisciplinar e dialógica e procura sintetizar essa perspectiva interdisciplinar.           
Objetivo: 
Os objetivos do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação são: promover um processo formativo de elevada qualidade científica e profissional nos campos das Tecnologias, da Comunicação e da Educação, de forma interdisciplinar e contextualizada; preparar profissionais tanto para o mundo do trabalho, quanto para atividades próprias da investigação científica, por meio do aperfeiçoamento da formação profissional e do desenvolvimento de métodos e técnicas de pesquisa interdisciplinar nas áreas envolvidas; criar condições favoráveis ao desenvolvimento de estudos, pesquisas avançadas, análises e propostas profissionais relativas à interdisciplinaridade envolvendo Tecnologias, Comunicação e Educação em suas múltiplas relações sociais, econômicas, acadêmicas e culturais; oferecer possibilidades para que os discentes aperfeiçoem o desenvolvimento de produtos correlatos às áreas do mestrado profissional interdisciplinar. 
+55 34 3291-6395
Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
38408-100
Campus Santa Mônica - Bloco 1G - Sala 156
Tópicos: