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Título: Possibilidades e Limites das Tecnologias na Educação Infantil: uma revisão sistemática de teses e dissertações dos anos de 2006 a 2016

Discente: Hélida Cristina Brandão Nunes
por Luciana de Almeida Araújo Santos
Publicado: 12/12/2017 - 19:14
Última modificação: 12/12/2017 - 20:08

Banca de Defesa: 

Prof. Dr. Robson Luiz de França - UFU - Orientador

Profa. Dra. Diva Souza Silva - UFU

Profa. Dra. Polyana Aparecida Roberta da Silva - IFTM

 

Resumo: A pesquisa teve o objetivo de investigar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos anos de 2006 a 2016, com o propósito de analisar as possibilidades e os limites das tecnologias na Educação Infantil, descrevendo as tecnologias e como estavam relacionadas à prática pedagógica. Os resultados revelaram que as tecnologias, mesmo constituindo-se como desafiadoras, podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da infância, desde que sejam trabalhadas de forma coerente com as necessidades dos educandos. Os trabalhos ressaltaram crescimento do interesse, da autonomia, do trabalho colaborativo entre as crianças e a possibilidade do letramento digital. Contudo, houve dificuldades de suporte técnico, problemas de conexão com a rede de internet, de aquisição de recursos mais atuais, bem como qualificação profissional, ressaltada na maioria dos trabalhos. Fato que destaca a necessidade de formacão continuada, com um trabalho de inclusão digital tanto dos profissionais, quanto dos discentes.

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