Revista Paradoxos

por Luciana de Almeida Araújo Santos
Publicado: 22/03/2022 - 13:55
Última modificação: 22/03/2022 - 14:00

Chamada de trabalhos para o dossiê “JORNALISMO, MEDIAÇÕES E PODER: uma perspectiva latino-americana” - "Revista Paradoxos" – Vol. 7. n.2, jul/dez 2022

O acesso democratizado aos conteúdos jornalísticos é uma condição essencial para a cidadania e o exercício dos direitos políticos nas democracias contemporâneas. Consequentemente, o jornalismo é um espaço de mediação que pressiona o Estado, instituições e grupos sociais, mas que também é pressionado por eles. Na América-latina essa relação é tensionada por fatores característicos, que envolvem a propriedade dos meios de comunicação, vícios políticos e desigualdade social. Neste sentido, o dossiê pretende reunir abordagens que enfoquem o jornalismo enquanto mediação e as múltiplas faces de suas relações com o poder.

Possíveis temas, sem a exclusão de outras questões pertinentes, são:

·         A questão da hegemonia aplicada ao jornalismo na América-latina

·         Jornalismo político e especializado como espaço de mediação

·         Jornalismo como tensionamento das Políticas públicas

·         Jornalismo, ativismo e desigualdades sociais

·         Jornalismo, relações políticas, corrupção e dependência econômica

Artigos podem ser encaminhados até o dia 13 de junho de 2022 para o dossiê por meio da plataforma da revista Paradoxos, disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/paradoxos/about/submissions

Uma vez que o periódico recebe trabalhos em fluxo contínuo, quando da submissão, no campo "Comentários para o editor", indicar que o trabalho está sendo encaminhado para o Dossiê “JORNALISMO, MEDIAÇÕES E PODER: uma perspectiva latino-americana”.

O texto deve estar nos idiomas português, inglês ou espanhol, em formato DOC, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT em vigor.

É dada prioridade de publicação aos trabalhos submetidos por autores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores.

Mais informações estão disponíveis em  http://www.seer.ufu.br/index.php/paradoxos/about

22/03 - Lançamento da chamada

13/06 - Prazo final envio dos artigos

Até 25/07 - Divulgação dos aceites

Agosto - Previsão de publicação

Editores convidados:

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer – Universidade Federal de Goiás – UFG.

Simone Antoniaci Tuzzo – CITEI – Centro de Investigação, Tecnologias e Estudos Intermédia - ISMAI - Universidade da Maia.

Editores “Paradoxos”:

Adriana C. Omena Santos - Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Vinícius Durval Dorne - Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Tópicos: