PPGCE realiza o III Seminário Internacional, na UFU

Durante a abertura, o reitor da Universidade, Valder Steffen Júnior, comentou sobre a reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
por Caroline Silva Ribeiro
Publicado: 19/04/2024 - 12:22
Última modificação: 19/04/2024 - 12:58

O primeiro dia do evento aconteceu no bloco 5R (AeB), da Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica. Na mesa de abertura, estavam presentes a Profª Dra. Adriana Omena, coordenadora geral do evento, a Profª Dra. Mirna Tonus, coordenadora do PPGCE, o Reitor e Profº Dr Valder Steffen Júnior e a Profª Dra. Eloísa Ferro, diretora de Pós-Graduação, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho.

Durante sua fala, o Reitor da UFU divulgou uma reunião que teve com o Presidente Lula em relação à situação das universidades e sobre os recursos federais. “Foi uma conversa de duas horas, quando pudemos falar sobre as necessidades, frustrações e expectativas”, informou Steffen.

Com uma conferência de abertura cujo tema foi “O protagonismo dos mestrados profissionais para pesquisas na área da Comunicação e Informação”, devido ao crescimento de 20% na titulação de mestres profissionais,  o Prof. Dr. Juliano Domingues (Unifor e UPE), presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), abordou, durante sua fala, as expectativas em torno dos discentes, no sentido de a formação estar alinhada com as demandas do mercado e, ao mesmo tempo, ter um impacto social significativo.

Ainda segundo o presidente da Intercom, existe a necessidade de ampliar os encontros como seminários, congressos e publicações voltadas para a área do mestrado profissional. Entre os exemplos citados, está a possibilidade da Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação, disponível no site do Intercom, de se tornar um produto com foco na modalidade profissional. De acordo com Domingues, “essa revista foi descontinuada e a última publicação, foi em 2015, sendo que poderia estar ativa e como uma das possibilidades de discentes publicarem suas pesquisas”.

Por se tratar de um seminário e unir docentes e discentes do Programa de Pós — Graduação, do bacharelado e da licenciatura da UFU e também, acadêmicos de outras instituições de ensino, a moderadora e também coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UFU, Profª Dra. Mirna Tonus, apresentou a possibilidade de duas bolsas para o mestrado, sendo uma confirmada e contemplada pelo Edital 69/2022, no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em contrapartida, o Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva (UNIRIO), Coordenador Adjunto de Programas Profissionais (CAPES), mencionou as transições que alguns programas de Pós-Graduação Profissional vêm realizando devido à dificuldade para se conseguir bolsas de incentivo à pesquisa e justificou a importância do recurso, por se tratar de uma qualificação profissional, que exige que o aluno se mantenha durante a pesquisa.

"Os programas de Pós-Graduação Profissionais  têm o direito à bolsa. O futuro que eu desejo é um futuro que a CAPES pense na importância de se envolver em algumas áreas em que a modernidade profissional é essencialmente pertinente”, frisou Silva.

O evento continuou na terça-feira (16/04), com apresentação dos resumos expandidos enviados por pesquisadores e pesquisadoras que sejam mestres(as) ou doutores(as). O foco esteve nas tecnologias sociais, como objetos de fronteira, além do protagonismo da comunicação na divulgação da ciência no mundo contemporâneo, marcado pela plataformização, de modo a promover discussões entre as produções em Comunicação, Educação e a intensificação das tecnologias. O evento possui  financiamento da Fapemig, por meio do Edital 005/2023 - Organização de Eventos. Haverá emissão de certificado pelo sistema de Extensão da UFU, Proex.

A programação deste último dia do evento pode ser acessada no perfil do PPGCE no Instagram: @ppgce_ufu.